A cervejaria dinamarquesa Carlsberg, além de seus rótulos de alta qualidade, marcou profundamente a história da cerveja.
Fundada por um filantropo e colecionador de artes, Jacob Christian Jacobsen produziu seu primeiro lote em 1847 e, hoje, o Carlsberg Group é a quarta maior cervejaria do mundo, com mais de 500 marcas e presente em 30 países.
Em 1875 foi inaugurado o Laboratório Carlsberg para pesquisar novos métodos e técnicas para os processos de maltagem, brassagem e fermentação, tendo como premissa que toda descoberta deveria ser compartilhada com o mundo. E o mundo cervejeiro agradeceu! Grandes cervejarias foram construídas utilizando o conhecimento deste ilustre e vanguardista trabalho. Isso é muito rock!
Um feito imenso para a indústria cervejeira foi, em 1883, sobre o desconhecido processo químico por trás da fermentação, em uma época extremamente complicada para se conseguir fermento fresco. O laboratório desenvolveu um método para se obter fermento puro que chamaram de Saccharomyces carlsbergensis. Os fermentos utilizados nas cervejas do tipo Lager, as mais consumidas no mundo, derivam desta descoberta e são bem mais “duráveis”, permitindo sua exportação para lugares distantes sem perder qualidade!!!
Desenvolveram também a escala de pH por Søren Sørensen em 1909, que mede a quantidade de hidrogênio presente em uma solução determinando sua acidez, fator muito importante para a produção de cerveja.
Roger Waters, músico de muito bom gosto e apreço por movimentos vanguardistas parece estar antenado com a cervejaria do topo da colina dinamarquesa Valby.
Em 1867, um incêndio destruiu a fábrica original, que foi reconstruída no mesmo ano. Este prédio, com o uso de aço em sua fundação, é considerado um monumento industrial aberto para visitação, passeio chamado de “Visit Carslberg“.
O Elephant Gate tornou-se um famoso ponto turístico da Dinamarca e dá aos visitantes da cervejaria um majestoso bem-vindo!