BANDA IMPERDÍVEIS - Estilo English IPA

Estilo English IPA (BJCP)

Impressão Geral: Uma ale britânica clara, lupulada, moderadamente forte, bem atenuada com um final seco e um aroma e sabor lupulado. Ingredientes clássicos britânicos proporcionam o melhor perfil de sabor.

BANDA IMPERDIVEIS - English IPA

Aroma: Aroma de lúpulo moderado a moderadamente alto, floral, picanteapimentado ou cítricos a laranja natural são típicos. Um leve cheiro de grama em razão de dry hopping é aceitável, mas não é obrigatório. Uma presença de malte moderadamente baixo como de caramelo ou tostado é opcional. Baixo a moderado frutado é aceitável. Algumas versões podem ter notas sulfurosas, embora este caráter não seja obrigatório. (Obs: Aparece mais nas IPAs de cervejarias/águas de Burton).

Aparência: Uma gama de cores que vão do dourado ao âmbar profunda, mas a maioria são bastante claras. Deve ser límpida, embora as versões não filtradas com dry hopping podem ser um pouco turvas. Espuma de volume moderado, persistente, de tom marfim.

Sabor: O sabor de lúpulo é de médio a alto com um moderado amargor de lúpulo, de moderado a assertivo. O sabor de lúpulo deve ser semelhante ao aroma (floral, picante-apimentado, cítrico de laranja e/ou levemente gramíneo). O sabor do malte deve ser médio-baixo a médio e possuir características de pão, opcionalmente com notas leves de biscoito, tostado como toffee e/ou caramelo. Frutado médio baixo a médio. O final é semi-seco a muito seco, com o amargor podendo se estender até o retrogosto, mas sem ser áspero (harsh). O balanço é no sentido de lúpulo, mas o malte deve ser perceptível no suporte. Se a água utilizada é rica em sulfatos, um sabor distintamente mineral, um final seco, algum sabor de enxofre e um amargor prolongado, estão normalmente presentes. Algum sabor de álcool limpo pode ser notado nas versões mais fortes. Amadeirado é inapropriado neste estilo.

Sensação de Boca: Suave, corpo médio baixo a médio, sem adstringência derivada do lúpulo, embora moderada a média-alta carbonatação pode combinar com o lúpulo para dar uma sensação geral de secura apesar da presença de malte de suporte. Um baixo e suave aquecimento do álcool pode e deve ser percebido em versões (mas não todas) mais fortes.

IBU: 40 – 60 | SRM: 6 – 14 | ABV: 5,0 – 7,5%

Pra quem brassa: OG: 1050 – 1075 | FG: 1010 – 1018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s